DIEESE e Contag realizam curso de capacitação para dirigentes sindicais da zona canavieira

Representantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (DIEESE) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) estão em Alagoas participando de um ciclo de palestras do Curso Estadual de Formação de Negociadores em Convenção Coletiva de Trabalho.
Promovida pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), através da Secretaria de Assalariados, a capacitação está sendo realizada no Village Barra Hotel, localizado no município de Barra de São Miguel.
O curso, que teve início segunda-feira passada, 19, será encerrado hoje, dia 21. Ele é destinado a 40 dirigentes sindicais da zona canavieira, além de representantes dos sindicatos da região fumageira de Alagoas.
“É um curso destinado a todos os trabalhadores. Negociamos todos os anos com a classe patronal. Há muitos de nós que não tem uma capacitação nesta área. Por este motivo, a importância deste treinamento”, frisou o secretário de Assalariados da Fetag-AL, Antonio Torres.
De acordo com o secretário da Federação, está sendo analisada a possibilidade do curso, que é realizado através de um convênio firmado entre a Contag e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ser realizado também na espera regional e nacional.
“Mas, essa proposta ainda está sendo analisada. Por enquanto, a capacitação é realizada apenas nos Estados”, frisou Torres, lembrando que representantes da diretoria executiva da Federação também participam da capacitação.