Crise aumenta desemprego na entressafra

Apesar das demissões serem comuns durante o período de entressafra nas usinas de cana-de-açúcar, com a crise financeira mundial e a conseqüente falta de crédito, em Alagoas, os números foram mais alarmantes. De acordo com o secretário de políticas sociais da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas, Antonio Torres, empresas que tinham cerca de três mil empregados tiveram que reduzir o quadro em até 80%.

Para tentar segurar a onda de desempregos em massa, sindicatos rurais e usinas firmaram acordos para preservar postos de trabalhos. “Apesar dessa iniciativa ter sido adotada pelas usinas, algumas delas optaram em demitir quase todos os funcionários para poder atravessar a entressafra. Em dos acordos firmados, por exemplo, os trabalhadores exercem suas atividades em apenas cinco dias da semana”, frisou o líder sindical lembrando que a partir deste mês as usinas iniciam o plantio da cana.

“A situação deve começar a melhorar para o trabalhador a partir de agosto quando as empresas começam a fazer o recrutamento para dar início a uma nova safra a partir do mês de setembro”, acrescentou Torres.