Contag adere à Campanha Mundial contra a Fome

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) divulgou recentemente que um bilhão de pessoas passa fome no mundo. Mais da metade dessa população carente encontra-se no meio rural de países da América Latina, África e Ásia. Esse foi um dos motivos que levou a FAO a lançar uma campanha mundial para recolher um milhão de assinaturas e entregar o documento na Assembleia da ONU em meados de outubro desse ano.

 

O objetivo dessa mobilização é garantir o comprometimento dos chefes de Estado na busca de uma solução para esse drama global. A Contag já aderiu à campanha e colocou à disposição no seu site (www.contag.org.br) a petição para que todos e todas possam também fazer parte dessa luta.

 

O presidente da confederação, Alberto Broch, destaca que, para reverter esse quadro de fome e miséria no mundo, é preciso que os países ricos tomem decisões políticas mais eficazes. “Não basta apenas fazer campanhas de alimentos. É necessário fortalecer a reforma agrária, a agricultura familiar, as políticas públicas, a soberania alimentar”, enumera Broch.

 

O dirigente ressalta que os países devem ser soberanos para encontrar formas de produzir os seus alimentos. “Nós entendemos que esses são os caminhos importantes para combater esse mal que envergonha a todos nós”, reforça.

Participação do MSTTR – Embora o prazo da campanha já esteja se esgotando, Broch orienta que todas as federações e sindicatos recolham o máximo possível de assinaturas. A expectativa do presidente é que o Brasil tenha uma participação expressiva nesse um milhão de adesões em todo o planeta.

 
 
Fonte: Verônica Tozzi, Agência Contag de Notícias