Comitiva de trabalhadoras rurais de AL participa de oficinas em Brasília

Com a presença de cinco secretários que fazem parte da diretoria executiva da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) a delegação alagoana – formada por quase 300 mulheres  trabalhadoras rurais – participa na tarde de terça-feira, 17, de uma série de oficinas que fazem parte da programação da Marcha das Margaridas 2011, em Brasília.

As atividades serão realizadas no Pavilhão do Parque da Cidade com sete oficinas temáticas e dois painéis de debates. Segundo a comissão organizadora do evento, serão momentos de discussão e de reflexão sobre os principais assuntos que envolveram as mulheres.

“Vamos participar as oficinas de capacitação. Toda a comitiva alagoana está otimista com o sucesso da Marcha das Margaridas. Temos reunidas em Brasília mais de 70 mil mulheres de todas as partes do Brasil”, afirmou a secretária geral da Fetag-AL, Maria do Ó Nascimento, que também participa do evento. 
 
Programação

Painel 1 – Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade. O foco será nos assuntos terra, territórios, biodiversidade, produção agroecológica e soberania alimentar.
 
Painel 2 – Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade, voltado para a autonomia econômica, saúde, violência e participação política.
 
Oficina 1 – Biodiversidade e Democratização dos recursos naturais, centrada nas populações tradicionais, extrativistas e nas quebradeiras de coco-babaçu.
 
Oficina 2 – Terra, Água e Agroecologia, focada no acesso a terra, disponibilidade e uso da água e práticas agroecológicas.
 
Oficina 3 – Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, com participação da sociedade civil e nas políticas públicas.
 
Oficina 4 – Autonomia Econômica, Trabalho e Renda na organização produtiva, com autonomia e igualdade no trabalho.
 
Oficina 5 – Saúde e direitos reprodutivos voltados para a saúde da mulher e autonomia sobre seu corpo.
 
Oficina 6 – Educação Não Sexista, Sexualidade e Violência, focada na liberdade de orientação sexual, enfrentamento à discriminação e violência contra as mulheres.
 
Oficina 7 – Democracia, poder e participação política, dirigida à organização e participação sindical, social e política das mulheres e na reforma política.