Canavieiros querem pagamento das horas intineres

Os representantes dos 49 sindicatos dos trabalhadores rurais da zona canavieira alagoana decidiram – em assembléia realizada quinta-feira passada no Centro Social da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG/AL) – lutar pelo pagamento das horas intineres.

 

De acordo com Antonio Torres, secretário de Organização e Formação da Federação, durante o encontro foi apresentada a proposta feita pelo Sindaçúcar/AL e que foi negada pela categoria. “Nela, as usinas pediam pelo não pagamento das horas intineres este ano já que o setor passa por dificuldades por causa da crise financeira mundial”, acrescentou Torres.

 

“Foi decidido que vamos trabalhar para que as usinas paguem pelas horas intineres. Afinal, algumas industrias já chamaram os sindicatos para negociar. Outras declaram que não têm como honrar com o pagamento alegando falta de recursos por causa da crise”, frisou o representante da FETAG/AL, afirmando que as usinas não estão oferecendo nenhuma outra proposta aos trabalhadores, a exemplo da garantia de que não haverá demissões após o fim da safra.

 

Na reunião, as lideranças sindicais também discutiram e traçaram estratégias de negociação para que as usinas efetuem o pagamento do complemento salarial.