Assistência técnica da parceria Fetag/AL e Senar/AL realiza visitas em comunidades de Jacaré dos Homens e Piranhas para coleta de informações

Comunidades ‘Baixas, Luz do dia, Logradouro e Travessão’ receberam a visita técnica de uma zootecnista para o levantamento de informações sobre a produção dos agricultores familiares acompanhados pela Fetag/AL. Parceria entre a Fetag/AL e o Senar garantirá assistência técnica aos agricultores por

Dando continuidade as atividades de assistência técnica da parceria entre a Fetag Alagoas e o Senar/AL, aconteceram visitas técnicas para a coleta de informações sobre a produção dos agricultores familiares assistidos pela Fetag/AL em comunidades situadas nos municípios de Jacaré dos Homens e de Piranhas, médio e alto sertão de Alagoas.

Pesquisa divulgada pelo IBGE no Censo Agropecuário 2017, aponta que apenas 8% dos agricultores familiares afirmam ter acesso a assistência técnica no campo. Um dos motivos apontados para o índice ser tão baixo são as restrições fiscais dos estados, agravadas com a recessão em 2015 e 2016. Para amenizar esta situação, os técnicos da parceria Fetag Alagoas e o Senar/AL estão visitando, coletando informações e auxiliando agricultores e agricultoras familiares a desenvolverem melhor suas atividades rurais.

De acordo com Robério Oliveira, secretário de políticas agrárias da Fetag, “esta parceria entre a Fetag Alagoas e o Senar/AL, para dar assistência técnica aos agricultores e agricultoras familiares, irá melhorar a produção e a alimentação no campo em Alagoas. Nosso trabalho é para melhorar a vida do agricultor e da agricultora familiar”, enfatiza o secretário.

Nesta parceria, participam também os STTR municipais que indicaram as famílias a serem assistidas e acompanham os técnicos nas visitas nas comunidades. Paulo César, presidente do STTR Jacaré dos Homens, afirma que “esta parceria é muito importante para o pequeno agricultor e também para o nosso movimento sindical, aonde o agricultor vai receber assistência técnica de campo e também a presença do sindicato dentro da própria casa dele junto com o grupo familiar, pois nós só temos a ganhar com isso”.

Rosangela da Silva na coleta de dados em visita as comunidades no município de Jacaré dos Homens

Acompanhada do dirigente do STTR municipal, a zootecnista Rosangela da Silva Lima foi até as comunidades ‘Baixas, Luz do dia, Logradouro e Travessão’ para conversar e coletar informações sobre a produção agrícola e pecuária realizadas pelos agricultores familiares na região.

Segundo Rosangela da Silva Lima, técnica contratada pelo Senar/AL, “o objetivo das visitas é fornecer Assistência Técnica e Gerencial pelo Programa ATeG do SENAR para 30 bovinocultores de leite, do município de Jacaré dos homens. Esses produtores receberam visitas mensais contínuas e gratuitas, pelo período de dois anos, com o intuito de disseminar novas tecnologias e formas de manejo que possibilitem ao produtor obter maior conhecimento sobre a sua atividade, permitindo dessa forma o desenvolvimento do seu negócio”, informa a zootecnista.

Visitas também foram realizadas em Piranhas

Em Piranhas as visitas técnicas aconteceram nas comunidades ‘Picos, Olho d’Aguinha, Poço Verde’, que fazem parte do assentamento Correia. Durante a visita, James Prado, técnico contratado pelo Senar/AL, coletou informações dos agricultores familiares das comunidades visitadas.

James Prado conversa com agricultores familiares para a coleta de dados em visita as comunidades no município de Piranhas

José Clebson, vice-presidente do STTR de Piranhas acompanhou as visitas nas comunidades e destaca o papel da Fetag/AL, trazendo mais este benefício para o agricultor familiar. “A assistência técnica sempre foi uma dificuldade aqui na nossa região. Hoje, graças a esta parceria entre os sindicatos, a Fetag e o Senar vamos dar mais atenção e mais informação ao agricultor familiar filiado ao sindicato”, destaca o dirigente sindical.

Neste primeiro momento de visitas nas comunidades, os técnicos do Senar/AL visitam as comunidades cadastradas e indicadas pela federação e pelos sindicatos e servem para a realização do cadastro dos agricultores e agricultoras familiares no sistema Sisateg além de explicar aos agricultores e agricultoras familiares o tempo de duração da assessoria, que é de 24 meses.

James Prado em visita as comunidades no município de Piranhas

Ascom Fetag Alagoas