Agricultores terão 700 unidades do Pais até o fim do ano

Para diversificar a produção de alimentos utilizando processos produtivos sustentáveis, promover segurança alimentar e nutricional e gerar trabalho e renda no campo, o governo do Estado está ampliando o Programa Alagoas Mais Alimentos – Modalidade Pais.

 

Até o fim deste ano, serão 700 unidades Pais à disposição dos agricultores familiares em todas as regiões de Alagoas, de acordo com a superintendente da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Inês Pacheco.

 

Ela fez a palestra de abertura do II Seminário de Inovação no Agronegócio, na manhã desta terça-feira (22), promovido pela Seagri em parceira com o Sebrae/AL.

 

Segundo Inês Pacheco, cerca de mil famílias deverão ser beneficiadas com as unidades de produção do Pais. “Temos um edital publicado para a instalação de mais 330 unidades, que vão se somar às que já foram implantadas pelo governo ou pela parceria com outras entidades, como o Sebrae, que vai totalizar 700 unidades”, frisou a superintendente.

 

De acordo com o edital, o público que será atendido pelo Pais são famílias de baixa renda, assentados em projetos da reforma agrária, povos indígenas e comunidades quilombolas. O edital também prevê a capacitação de técnicos e agricultores.

 

Seminário – Os mecanismos de promoção mercadológica, as estratégias e oportunidades de negócios e a inserção de produtos da agricultura familiar ecologicamente sustentável estiveram em discussão nesta terça, durante o II Seminário de Inovação no Agronegócio, realizado na sede do Sebrae/AL, no Centro de Maceió.

 

Na abertura, o superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, destacou o crescimento da economia brasileira nos últimos anos e salientou também o papel dos 13 Arranjos Produtivos Locais executados em Alagoas por meio da parceria entre diversas instituições.

 

“Agora é lei e 30% da merenda escolar devem ser adquiridos de produtos da agricultura familiar da própria região, o que beneficia muito esse setor”, destacou Marcos Vieira.

 

O evento reuniu cerca de 100 agricultores familiares, 50 técnicos extensionistas, gestores de órgãos públicos, representantes de cooperativas, associações e instituições financeiras.

 

Fonte: Ascom Seagri