Agricultores dos municípios de Atalaia e Anadia recebem equipamentos

Agricultores e assentados dos municípios de Atalaia e Anadia, respectivamente a 37 e a 62 quilômetros de Maceió, passarão, a partir de janeiro de 2010, a ter apoio mecanizado para a construção e manutenção de estradas. Uma parceria entre a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Incra/AL vai assegurar a compra de uma retroescavadeira para cada Prefeitura. Anadia também será beneficiada com um caminhão frigorífico.

Os recursos foram garantidos por meio de emenda da Comissão de Agricultura da Câmara Federal e estão previstos nos investimentos do Programa Territórios da Cidadania. Os equipamentos servirão para o suporte mecânico de assentados e agricultores daquelas cidades.

 “Além de estradas, a ´patrol` também servirá para abertura de açudes e retirada de piçarra para reforço dos acessos”, explica Maurício Tenório da Silva, representante do Assentamento Boa Fé, em Atalaia. Ele defendeu a parceria com a Prefeitura e disse que as famílias assentadas deverão ter prioridade. Atalaia possui dez assentamentos da reforma agrária.

O superintendente do Incra em Alagoas, Gilberto Coutinho, afirmou que iniciativas semelhantes serão levadas a outras regiões. “Daremos sempre prioridade às áreas reformadas, e essas ações serão um reforço no que já tem sido feito pelo órgão, principalmente no tocante aos créditos que, neste ano, passaram de R$ 50 milhões”, disse.

O Territórios da Cidadania é uma ação do Governo Federal que tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.


Fonte: MDA