Agricultores do Sertão participam de capacitação sobre o PNHR em Piranhas

Dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura doEstado de Alagoas (Fetag-AL) se reuniram nesta sexta-feira, com representantesde associações rurais do Sertão do Estado, para tratar do Programa Nacional de HabitaçãoRural (PNHR) em Alagoas. O encontro aconteceu no Sindicato dos TrabalhadoresRurais de Piranhas, no povoado Piau, e faz parte das reuniões que acontecemtodo mês no pólo Alto Sertão.

Durante o evento, pela manhã, a Fetag capacitou osagricultores da região sobre a aquisição das linhas de crédito para ofinanciamento dos imóveis. Os trabalhadores aprenderam como montar projetospara aquisição do crédito e esclareceram suas dúvidas sobre a documentaçãonecessária para realizar o processo.

A convite da federação, um consultor do Banco do Nordeste(BNB) realizou palestra sobre a aquisição do crédito para o agricultor – renegociaçãodas dívidas e outras regras – concedido pelo Programa Agroamigo. O Agroamigofoi criado em 2005 pelo BNB, em parceria com o Ministério do DesenvolvimentoAgrário (MDA), e oferece financimentos de até R$ 15 mil para agricultoresenquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar(PRONAF).

No período da tarde, a federação promoveu uma aula de campo comos agricultores para avaliar a estrutura das 42 habitações rurais que estãosendo construídas no município, e mostrou aos trabalhadores de outrosmunicípios do Sertão a experiência da habitação rural em Piranhas.

A secretária de Política Agrícola da Fetag-AL, Rilda Alves, disseque a aquisição dos imóveis, através de condições acessíveis de financiamento,é mais uma conquista do trabalhador rural. “Imagine o trabalhador sonhar em teruma casa própria, e ele realmente ter essa oportunidade. Por um valor pequenoque o agricultor irá pagar, é uma grande vitória”, comentou.

Mais municípios serãocontemplados com o PNHR

Os imóveis construídos em Piranhas estão em fase deconclusão e devem ser entregues até o final de setembro. De acordo com RildaAlves, 45 famílias de Palmeira dos Índios também serão contempladas com oprograma – o contrato já foi fechado e os imóveis estão em processo deconstrução.

Na última terça-feira (13), também foi assinada a construçãode 34 imóveis em Santana do Ipanema. No próximo mês, a Fetag deve apresentar àCaixa Econômica a proposta de construção de 20 casas em Maribondo, e até o dia10 de setembro deve propor junto ao Banco do Brasil o benefício para osagricultores de Girau do Ponciano.

As habitações de Girau serão as primeiras a seremconstruídas em assentamentos adquiridos em Alagoas pelo Programa Nacional deCrédito Fundiário (FNCF), através de financiamento do BB.