Agricultores de Dois Riachos vão aprender técnicas de beneficiamento do umbu

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) vai promover, na próxima quinta-feira (15), o primeiro curso de beneficiamento do umbu.

O curso tem duração de um dia e começa às 8h na Associação Boa Sorte, no município de c, sendo destinado somente a agricultores familiares do município. A iniciativa faz parte do Projeto Sisater que objetiva o desenvolvimento da agricultura familiar. De acordo com Valéria Andrade, representante da Êxodo Consultoria, responsável pela execução do projeto, a proposta já foi executada na cidade de Petrolina, em Pernambuco.

As aulas acontecem no período da manhã e da tarde. Pela manhã, os participantes vão aprender a produzir doces, geléias finas, licor e até cachaça com o umbu. A tarde é a vez do plantio. Os agricultores vão estudar técnicas para cultivar o umbuzeiro.

O Projeto Sisater também é fruto de uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da qual o consultor do curso, Nilton de Brito, é pesquisador. “A Embrapa vai disponibilizar 100 mudas de umbu para os participantes do curso”, destacou Valéria Andrade e complementou “com o projeto, pretendemos não somente diminuir o desmatamento, mas repovoar a região do sertão alagoano com umbuzeiros. De acordo com pesquisas já realizadas pela Embrapa, hoje o rendimento do agricultor, somente com um pé de umbu, pode chegar a R$ 2.200”.