Adesão a programa de distribuição de sementes tem prazo prorrogado

O prazo para que as entidades rurais e prefeituras possam entregar a documentação para participar do programa de distribuição de sementes do governo estadual foi prorrogado para até a próxima sexta-feira, dia 03.

A decisão da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário de Alagoas (Seagri) de ampliar o prazo final de 25 de março para 03 de abril foi tomada já que algumas entidades e prefeituras não entregaram a documentação no período determinada no edital.

O Governo do Estado, através da Seagri, vai distribuir mais de 700 toneladas de sementes de feijão, milho, arroz, algodão, sorgo e mamona, para o plantio da safra 2009 e que serão repassadas aos agricultores familiares do Estado.

A previsão para o início da distribuição das sementes, que foram adquiridas em pregão realizado no dia 02 de maço, é que elas sejam repassadas aos agricultores até o próximo dia 15.

“Na planilha que deve ser entregue a Secretaria pelas entidades e municípios, deve ser informada a quantidade e tipo de sementes que cada produtor necessita, além da área que será plantada. São disponibilizadas sementes de boa qualidade. Dependendo da demanda que vamos receber até sexta-feira é que vamos saber se será necessário ampliar a quantidade de sementes a serem distribuídas”, acrescentou Cloacir Barbosa, gerente de Programas Especiais da Seagri.

“Como as chuvas ainda não chegaram, a prorrogação do prazo para aderir ao programa não atrapalha o plantio. Por este motivo, não há a necessidade de correr para distribuir as sementes. O repasse das sementes já deve ter início na próxima semana”, frisou Genivaldo Oliveira, secretário de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG/AL).