Ações do Projeto Alimentação Certa estimulam a organização de cooperativas familiares

Na execução do ProjetoAlimentação Certa, durante o processo de levantamento dos dados da agriculturafamiliar, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/AL) identificoumuitos agricultores familiares, associações e cooperativas nos municípios. Masum grande número é desorganizado, quase sem produção e entidades inativas. Asituação é causada por uma série de fatores, dentre eles a ação deatravessadores que forçam a venda de produtos a preços inviáveis.

A equipe de técnicos agrícolas doProjeto Alimentação Certa tem fomentado as ações de organização dos produtores daagricultura familiar, incentivando e promovendo debates, troca de informações ecapacitações, capazes de construir bases sólidas para a organizaçãosignificativa deste segmento produtivo.

Na região da 8ª CRE(Coordenadoria Regional de Ensino), onde está inserido o município de São Joséda Tapera, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município – como apoio do técnico do Projeto Alimentação Certa, José Djânio – promoveu no dia16 de dezembro de 2013 um seminário sobre Cooperativismo. Na ocasião, foramdiscutidos os princípios, valores e bases do cooperativismo, bem como foramrepassadas as informações sobre os procedimentos para a formação de umacooperativa. Os participantes do seminário decidiram concretizar um antigosonho: o de formar uma cooperativa de produção e comercialização de produtos daagricultura familiar que beneficiassem não só o município de São José daTapera, mas também toda a região da Bacia Leiteira e Alto Sertão de Alagoas.

Assim, no dia 20 de dezembro, foirealizada a assembleia que constituiu a Cooperativa de Produção eComercialização da Agricultura Familiar – COOPCAF. Uma entidade que nasce combases sólidas, construída em um processo participativo e democrático  que se dispõe a trabalhar em prol de umaclasse trabalhadora produtiva.

FONTE: Ana Cristina Accioly (assessora técnica da Fetag/AL)