20 ANOS EM MARCHA: MARGARIDAS COMEMORAM DUAS DÉCADAS DE LUTA E RESISTÊNCIA

Inspiradas por Margarida Alves, trabalhadora rural e sindicalista paraibana que foi brutalmente assassinada por latifundiários em 12 de agosto de 1983, por  denunciar abusos e violações de seus direitos, cometidos por fazendeiros e usineiros, que influenciavam e dominavam a economia e a política, em Alagoa Grande(PB), a ‘Marcha das Margaridas’ completa neste mês de agosto, 20 ANOS de luta e resistência contra todo tipo de opressão e machismo sobre as mulheres.

Vindas do campo e da cidade, as mulheres se juntam para debater e lutar por melhores condições de vida desde os anos 2.000. Intitulada ‘Marcha das Margaridas’, o movimento reúne mulheres sindicalizadas ou não do campo e da cidade, na luta por direitos e menos violência. Em homenagem a Margarida Alves, este dia também foi estabelecido como Dia Nacional dos Direitos Humanos.

Neste momento em que o Brasil e o mundo atravessam um cenário de pandemia e isolamento social, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) se prepara para realizar um Ato Virtual no dia 12 (quarta-feira) ás 14h.

O Ato Comemorativo em Celebração aos 20 anos da Marcha das Margaridas contará com várias expressões culturais e importantes falas políticas. Já estão confirmadas as participações do presidente da CONTAG, Aristides Santos, da secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais, dos demais membros da Diretoria da CONTAG, das ex-coordenadoras da Marcha das Margaridas, Raimunda de Mascena, Carmen Foro e Alessandra Lunas, das secretárias de Mulheres das 27 Federações filiadas à Confederação, de representações da CUT, da CTB e das organizações parceiras da Marcha.

Além de representantes de entidades nacionais, o evento contará com a presença de lideranças políticas como a do ex-presidente Lula, da ex-presidenta Dilma Rousseff, da governadora Fátima Bezerra, das deputadas federais Erika Kokay e Benedita da Silva, da deputada distrital Arlete Sampaio, das atrizes Letícia Sabatella e Maria Casadevall, das cantoras Susi Monte Serrat, Zélia Duncan e Lia de Itamaracá, dentre outros nomes.

Para Raquel Braz, Secretária de Mulheres da Fetag Alagoas, “a marcha das margaridas busca o protagonismo das mulheres do campo cuja articulação visa a melhoria na vida e nos direitos para as mulheres.  Com a marcha, nós mulheres, avançamos na conquista de direitos a exemplo do programa de documentação da trabalhadora rural, que possibilitou que as mulheres do campo tirassem seus documentos e garantissem seus direitos, inclusive,  o direito a posse da terra”, aponta Raquel Braz.

Nesses 20 anos, a Marcha das Margaridas vem anunciando as bases de um desenvolvimento sustentável que, a partir de relações justas e igualitárias, pautadas nos valores da ética, solidariedade, reciprocidade e respeito à natureza, tem como um dos pilares a produção de alimentos saudáveis. Em defesa dos nossos territórios e do Estado democrático de direito, denunciando a violência que estamos sofrendo, o aumento das desigualdades sociais e as violações de direitos. Isso requer luta e resistência! Mas da luta não fugimos!

Seguiremos em luta até que todas sejam livres!

Ascom Fetag Alagoas.